game rentals ludothèque

Português

Português

Classificação e análise de materiais lúdicos : O sistema ESAR

O Sistema ESAR (Denise Garon, Rolande Filion, Manon Doucet) é precisamente um instrumento de classificação e de análise do material de jogo e brinquedos. Foi elaborado com a finalidade de responder às necessidades dos diversos profissionais que atuam no campo da educação. O modelo de análise propõe-se a analisar os objetos de jogo para melhorar a escolha que deles se faz e para melhor compreender a criança que brinca. ESAR inspira-se por sua vez, na psicologia e nas ciência documentais. Este modelo de classificação apresentava-se na sua  versão mais recente em 6 facetas do saber-brincar, traduzindo as principais formas de atividades ludicas, condutas cognitivas, habilidades funcionais, atividades sociais, habilidades de linguagem, condutas afetivas.

E : Jogos de Exercicio : Desde os primeiros meses, as crianças repetem todo o tipo de movimento e de gestos. Elas têm parzer com a repetição, com o resultado imediato dos efeitos produzidos. Este jogos fazem a sua aparição com os primeiros exercicios sensoriais e motores simples ou combinações de ação com ou sem finalidade aparente, como puxar um fio, abanar um objeto sonoro, bater num objeto mole, fazer rodar um pião, dar pancadas, etc. Os jogos de exercicio prologan-se por vezes alé a idade adulta, mas implicam em poucas acquisições novas e assim geralmente tendem a diminuir de intensidade e de importância com a idade.

S : Jogos Simbolicos : A representaçâo de um objeto por outro e a simulaçâo caraterizam estes jogos. A criança começa por fazer imitações, a brincar de faz-de-conta, representa o pai a mâe, simula acontecimentos imaginàrios, brinca com as diversas situações do mundo social dos adultos. Os jogos e brinquedos deste grupo sâo os pequenos personagens articulados, como a boneca, os acessorios das bonecas, as marionetes, os vestidos, etc.

A : Jogos de Acoplagem Os Jogos de contrução  e de ordenação fundados sobre uma forma ludica compreendida na acoplagem, não constituem uma etapa como as outras nesta seqüëncia. Eles marcam uma posiçao intermediaria, uma espécie de fronteira entre as formas principais. Se o mesmo pedaço de madeira, as longo da etapa precedente, serviu para representar um barco, um carro, pode agora servir para construi-los, juntando-o a outros elementos, combinando-o para fazer um todo. As formas de atividades ludicas que correspondem a uma tal definiçao são, pois, chantadas, em termos da presnte analise, de jogos de acoplagen.

R : Jogos de Regras : Estes jogos iniciam-se muito progressivamente entre os quatro e os sete anos, e de modo  confuso. É sobretudo durante o periodo dos sete anos que eles se desenvolvem sob a forma de jogos de regras, diretamente ligadas à ação e geralmente sustentadas por objetos e acessorios bem deinidos. Os jogos de regras, contrariamente aos outros procedimentos ludcos que tëm tendência para se atenuar, subsistem, podendo desenvolver-se nos adolescentes e nos adultos, tomando uma forma  mais elaborada. Else se interessam mais por jogos de regras complexeas, mais independentes da ação e baseados em raciocinio e combinaçoes puramente logcas, hipoteses, estratégias e deduções, tal como xadrez, bridge, jogos de estratégia complexos, jogos esportivos complexos, etc.

Obrigada a vocês todos por estarem ai e compartilhar comigo este trabalho sobre o briquedo, a infância e a educação.

Capítulo Português : 
O Direito de brincar : A brinquedoteca
 / Préfacio : Fanny Abramovich /Adriana Friedman et al. – Sao Paulo, (Brasil) : Sritta : ABRINQ 1992 -269 p.
www.abrinquedoteca.com

ESAR

Para qualquer dúvida, não hesite em contactar-nos!